Qual o melhor software de produção musical ou DAW (Digital AudioWorkstation)?
- Meia Noite
- 9 de abr. de 2015
- 3 min de leitura
A primeira coisa a se saber é que não há melhor software de produção. Cada um tem seu estilo e seu modo de trabalhar, o que importa realmente é quem está no comando, e como faz uso do programa!
Todos eles tem praticamente as mesmas funções e capacidades de áudio, o que altera é a visualização da interface, o posicionamento dos botões, o uso do processamento, a compatibilidade com sistemas e os plugins de fábrica.
Portanto cada usuário deve ter uma aproximação diferente dependendo do que procura. Aqui vamos apresentar as características dos principais DAW's da atualidade, seguido de um link para o site oficial. A maioria deles oferece uma demo para você testar e escolher seu preferido!
Avid Pro Tools (MAC/PC)

O Pro Tools domina o mercado há anos, e foi um dos pioneiros no mundo digital de edição e mixagem. É uma ferramenta poderosa nas mão certas. A cada versão se torna mais versátil e menos "egoísta", mas faz grande uso de processamento em comparação à outros DAW's. Não se engane, ele continua sendo a escolha padrão dos profissionais da área no Brasil.
Apple Logic (MAC Apenas)

O Logic vem ganhando seu espaço nos grandes estúdios, e aparenta ser a nova "onda" do mercado, junto ao Ableton. Exclusivo para sistemas OS, é um programa avançado com uma interface elegante e funcional, que não deixa a desejar em nenhum aspecto. Já inclui instrumentos virtuais e efeitos bem satisfatórios.
Ableton Live (MAC/PC)

Para DJ's, música eletrônica e performances ao vivo em geral, talvez essa seja uma das melhores opções. Apesar de sua interface ser um pouco diferente, possui um ritmo de trabalho incrivelmente rápido, e faz bom uso do MIDI. Funciona super bem em qualquer máquina, inclusive abrindo vários projetos de uma vez. Pode ser integrado com a controladora "Push", que faz ótima expansão da sua experiência.
Steinberg Cubase (MAC/PC)

A Steinberg é um ícone desde os primórdios. Eles que criaram os primeiros instrumentos virtuais, e desenvolveram outras grandes funções no mundo dos estúdios virtuais. Até hoje se mantém firmes no mercado, com seu atualizado Cubase, que não perde pra nenhum outro sistema, com efeitos e instrumentos de tirar o fôlego!
Image-Line FL Studio (MAC/PC)

Começou como um criador de grooves "pattern/step-based", aquela tela inicial onde selecionamos onde queremos que toque a bateria nos pontos do compasso... Pois bem, pense duas vezes, pois ele evoluiu. Muito amigável aos beatmakers iniciantes, com incontáveis plugins e VST's. Utilizada por muitos produtores reconhecidos mundo à fora, sua proposta é bem incomum, mas os usuários que se acostumam com ele nunca olham pra trás.
Pre Sonus Studio One (MAC/PC)

Apesar de não ser tão conhecido, sua visualização é prática, semelhante à do Pro Tools, Logic e Cubase. É um programa extremamente fácil de usar e ao mesmo tempo tão maduro e eficiente quanto os outros. Tem usuários fiéis e respeito na indústria como um software sério, possui uma vizualização opcional diferente da "time-line", exclusiva para projetos de masterização, além de oferecer Melodyne integrado.
Cockos Reaper (MAC/PC)

Tem uma demo inteiramente funcional, e sua versão completa é bem barata. Pesa pouquíssimo no computador e faz ótimo uso do processamento, como extra tem uma versão portátil que funciona direto no pen drive. Ainda assim é um programa completo, com todas as capacidades de gravação, edição e mixagem. Versátil, endereçamento MIDI eficiente, e com interface modificável, é uma ótima escolha para home estúdios e estúdios portáteis.
Propellerhead Software Reason (MAC/PC)

O Reason tem um modo de trabalhar diferente, em "racks", pra pessoas que querem fazer tudo no mesmo lugar, com um ritmo de trabalho rápido. Tem instrumentos e efeitos muito bons, e a Propellerhead vende plugins adicionais em seu site, para aumentar sua coleção de racks. Tem funções diferenciadas e trabalha muito bem com o formato REX, criado pela própria fabricante, pioneira na tecnologia "time-elastic audio".
Bandlab Cakewalk (PC Apenas)

Considerado por muitos "old school" como o melhor software, é um dos poucos que é desenvolvido para trabalhar em sintonia perfeita com o windows. Um belíssimo e limpo design, integração com melodyne e processamento suave.
Outros programas comumente usados são:
Acoustica Mixcraft Pro Studio
Garage Band
Sony Creative Software Acid
Magix Samplitude Pro X
Renoise
Steinberg Nuendo
MOTU Digital Performer
Bitwig Studio
Sony Sound Forge
Adobe Audition
OBS: Também existem os programas de integração de controladoras e hardware como por exemplo o da Maschine e o da MPC:
Vamos debater sobre o assunto... Você achou o texto relevante? Qual seu DAW de escolha? O que você tem a dizer sobre ele? Alguma dica ou informação para adicionar?
Comentários